A sua senha de administrador (root) poderá ser solicitada. Se for, então a insira. Ainda, se for solicitada confirmação [S/n].
No terminal
Quando instalada o Ubuntu Server na máquina virtual a tela fica do tamanho de uma janela pequena. Para deixar a janela do tamanho correto do monitor siga os seguintes passos:
Observações: Pode ser que não funcione pela primeira vez, então tente novamente. Se não funcionar tente fazer uso dos comandos HOST + G e HOST + A, que são próprios para redimensionamento de tela. Se a mídia não for executada de forma automática, então abra-a como um diretório e execute “autorun.sh”.
Nesta máquina iremos instalar
O aMSN é um simples mensageiro instantâneo. Sua instalação pode ser através do comando apt-get no Terminal
Se não funcionar, pode-se também usar o comando aptitude
Será solicitada a senha do root. Digite-a. Após a instalação, o aMSN pode ser encontrado em Aplicativos → Internet → aMSN
O FireFTP é um cliente para FTP. Usado para transferência de arquivos Para instalá-lo:
Para utilizá-lo é preciso acessá-lo pelo Firefox.
O Eclipse é uma ferramenta para desenvolvedores. Note que aqui usaremos a versão para desenvolvedores PHP, portanto, será o “Helios – Eclipse for PHP Developers”. Antes de utilizar o Eclipse, será necessária a instalação do Java Runtime Environment (JRE). Isso pode ser feito através do comando “apt-get” da seguinte forma:
Feito isso, siga os seguintes passos
Pode ser que o Ubuntu esteja com o idioma EN/inglês, total ou parcial. Sendo assim, se desejar alterar esse idioma para Português-Brasil/PT-BR siga os seguintes passos:
Importante: Certa vez tive alguns problemas com as configurações de idioma no Eclipse. Quando abri um arquivo com acentos o arquivo foi alterado, corrompendo todos os caracteres com acentos, portanto, antes de abrir os seus arquivos por ele mantenha uma cópia de segurança e verifique esse problema.
Conecte o Pen Drive na entrada normalmente, então, após ser montado na máquina principal, acesse, no menu da VirtualBox: Dispositivos → Dispositivos USB. Se o driver do seu pen drive estiver no menu, selecione-o e aguarde. Note que quando removê-lo na máquina virtual o mesmo será montado na máquina principal, então para removê-lo com segurança remova-o primeiro na máquina virtual e depois também na máquina principal.