Este tutorial irá auxiliá-lo a utilizar algumas funções básicas do client para Subversion, RapidSVN.
Para fazer o Checkout de arquivos:
Com isso o Checkout já está pronto. Se quiser manter a sincronização com o Subversion (para, por exemplo, editar e executar “COMMIT” depois), então mantenha o bookmark. Caso contrário é recomendável apagá-lo. Veremos mais abaixo como apagar o Bookmark.
O Lock e Unlock no RapidSVN não podem ser feitos recursivamente indicando apenas o diretório. Sendo assim, o Lock e Unlock devem ser feitos por arquivo.
Para fazê-lo:
O comando Unlock tem o efeito inverso. Ele destrava um arquivo que esteja travado por você.
Se você fez o Checkout de algum projeto e manteve o bookmark, os arquivos do bookmark estarão visíveis no painel direito do RapidSVN.
Quando um arquivo é editado, o mesmo arquivo fica marcado com cor vermelha no RapidSVN, indicando que ele foi editado.
Veremos aqui mais detalhadamente como trabalhar com edições no projeto.
O commit é o comando que envia os arquivos e o projeto de volta para o Subversion, confirmando qualquer alteração que tenha sido feita nele.
No RapidSVN o commit pode ser feito individualmente por arquivo, ou então pelo bookmark, onde ele envia para o Subversion todos os arquivos que foram alterados naquele bookmark.
Para fazê-lo, clique com o botão direito sobre o bookmark ou o arquivo e execute o comando commit. Será apresentada uma tela para indicar a descrição daquele commit. Nessa mesma tela existe a opção Keep Locks, que mantém a(s) trava(s) feita(s) no(s) arquivo(s), se houver alguma.
Ao fazer o commit, na tela inferior do RapidSVN (A tela que indica os status e as operações) irão aparecer algumas informações. Uma das informações é a Committed revision que indica qual é o número da revisão que está indo no commit feito. Para esse parâmetro, o valor -1 indica que nada foi alterado, portanto, nenhuma revisão foi armazenada no Subversion.
Quando um arquivo é adicionado ao projeto, o ícone dele fica com um ponto de interrogação (?) no RapidSVN.
Este passo merece atenção, pois o RapidSVN não inclui arquivos para o controle de versão no Subversion automáticamente. Sendo assim, sempre que arquivos novos forem adicionados no projeto, é necessário adicioná-los no controle de versão manualmente.
Para fazê-lo, clique com o botão direito sobre o arquivo desejado, e então escolha a opção Add.
Do mesmo modo que o RapidSVN não adiciona arquivos ao projeto automáticamente, ele também não os exclui do projeto.
Quando um arquivo do projeto é apagado no HD do cliente, o mesmo fica com um ícone semelhante à um papel rasgado no RapidSVN e com o status de missing. Isso, no entanto, não quer dizer que irá apagá-lo do projeto no Subversion.